Constelações Sistêmicas e Coaching Sistêmico


TEXTO DO MÊS: O Equilíbrio

05/09/2011 20:47

 

            Equilíbrio é uma Força, uma Lei presente em todos os sistemas.  Dentro dos sistemas há uma necessidade de compensação entre perdas e ganhos, dar e receber, e como uma Lei Sistêmica, ela atua em todos os níveis. Consciente ou inconscientemente tem-se a necessidade de compensação, e às vezes isso ocorre fazendo com que se perca algo, com que se vivencie algo de ruim, mesmo sem a aparente necessidade ou sem se perceber de onde isto vem. É como se houvesse um sentido de equilíbrio. Ele diz se há crédito ou débito com alguém. É quase matemático: se você deu algo, então você espera receber algo, ainda que não seja na “mesma moeda”. O outro, por sua vez, sente uma pressão para retribuir, dar também. Se deve algo, há uma pressão para pagar, para devolver, para quitar. Se esta troca for efetiva, produtiva, positiva, a relação será fértil e rica. E isto ocorre tanto no positivo quanto no negativo. A troca equilibra as relações, tornando possível uma convivência longa e saudável.

            Na empresa, se em uma negociação há equilíbrio, então há também liberdade, alegria e portas abertas para próximas negociações. Os dois lados ficam satisfeitos. Caso contrário, uma das partes não se sente bem. E quando há dívida, uma das partes fica presa. A dívida funciona como uma necessidade de pagar algo para que o equilíbrio retorne. Ela muitas vezes se manifesta como um fantasma, retorna, assombra, pode ser transformada em sentimentos de culpa, atuando secretamente, sem que se perceba sua origem. Os que recebem pouco – injustiçados -, muitas vezes também ficam presos nesse sentimento, que se secundariza, fazendo com que a pessoa se sinta uma vítima eterna, transforma sua vida em verdadeira pobreza.

            No negativo, quando há necessidade de troca, então é necessário que se retribua com menor intensidade: um pouco menos. Isso traz possibilidades para um novo equilíbrio na relação. Se há revide na mesma intensidade, ou em maior escala, então esta relação permanece equilibrada no negativo, o que significa conflito e sofrimento.

            Um cliente de constelação sistêmica deixa o seguinte depoimento, após uma constelação em que se percebeu emaranhado com uma situação familiar, ocorrida com seus avós, que envolvia vantagens de pessoas de sua família sobre outrem:

“Nem dá pra acreditar o que vem acontecendo. Acabei de constelar pela terceira vez e de novo mais realizações esperadas há muito tempo. É surpreendente!

Já tenho meu nome de volta! Consegui limpar o meu nome! O que estava escuro já clareou. Agora tenho certeza da real tomada de responsabilidade sobre o meu nome.”

 

Ana Lucia Braga

Leia outros textos sobre Constelação Sistêmica no site: www.analuciabragaconstelacao.com.br

 

Maiores Informações:  16-30215490 ou 99947224 ou anaabbraga@gmail.com.br

 

—————

Voltar